terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Texto Miguel Khoury - Aprendizagens em uma aula de História

Aprendizagens em uma aula de História


Ilustradores: João Mota e Caio

Na aula de 06/05 a nossa professora passou alguns vídeos contando sobre a escravidão.
Quando os portugueses chegaram na África os africanos vendiam seus  irmãos para serem escravizados pelos europeus.
Os europeus levavam vários africanos porque sabiam que muitos morreriam durante a viagem de travessia do oceano. Nesse processo, muitos cometiam suicídio por não suportarem o sofrimento. Eles ficavam e dormiam no porão e faziam suas necessidades fisiológicas ali mesmo.
Quando chegavam na América portuguesa, ficavam em um lugar por um tempo para se recuperar. Depois eram postos à venda. Passavam um líquido que fazia com que os escravizados parecessem estar em bom estado.
Ao serem comprados e começarem a trabalhar. Naquela época existiam os engenhos onde os escravizados trabalhavam na produção de açúcar. E eles revezavam o trabalho.
Alguns escravizados cometiam suicídio sabendo que isso causaria prejuízo aos senhores. Outros fugiam, às vezes com a ajuda dos indígenas.
Depois de fugirem eles formavam quilombos. Um quilombo que conseguiu se manter por muito tempo e sobreviver a vários ataques foi o Quilombo dos Palmares. Eles tiveram um líder chamado Zumbi, que morreu protegendo esse quilombo. O quilombo dos Palmares lutou pela liberdade de todos os excluídos.
Para acabar com essa era no Brasil, tiveram leis abolicionistas como a do Ventre Livre e a dos sexagenários e finalmente a escravidão foi abolida quando o pai da princesa Isabel estava viajando e ela sofreu pressão e assinou a Lei Áurea.
Esse foi o meu aprendizado através dos vídeos que assistimos!!

Miguel Khoury

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Algumas "regrinhas" básicas para os comentários no Blog:

1. Utilize uma linguagem adequada, pois outras pessoas lerão a sua opinião.
2. Para que seu comentário seja publicado coloque seu nome completo e se for aluno do CSVP coloque também o número da turma.
3. Na opção “Comentar como:” Selecionar o perfil... Nome/URL. Preencha só o campo Nome.

Obrigado!