terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Texto Eduardo Nascentes - Aprendizagens Quilombo São José da Serra

Aprendizagens Quilombo São José da Serra


Ilustradores: Marina e Vini


        Eu aprendi que o Quilombo São José da Serra é muito diferente da vida da cidade; não tem nada de internet e tudo mais... Olhando dessa forma eles parecem ser um povo bem simples, porém apresentam uma exuberante cultura, com o jongo, a mistura da religião de umbanda com a católica, dentre outros!
         Acho muito bonito você parar para ver que esse grupo (povo) faz parte do nosso país, o Brasil! Eles fazem parte de uma representação negra brasileira!
          Também aprendi que eles são muito fiéis a própria cultura, pois dizem nunca deixá-la para morar na cidade, além de educar todos os habitantes de lá (desde criança) a respeitar, praticar e ensiná-la.
          As crianças se divertem muito e brincam de piques, esportes peteca e balanço, dando uma maravilhosa energia a seu corpo. É bom avistá-los brincando tão livremente. É impressionante!
          Na escola é ensinado a cultura do povo e também, é claro, o que aprendemos aqui na cidade.
A comida é muito saborosa, a feijoada! A feijoada, historicamente, foi inventada pelos ex-escravizados africanos e indígenas (especialmente os africanos), que recebiam os restos das carnes comidas (pelos senhores e senhoras) e misturavam com feijão, fazendo toda essa “mistureba”, que é feita até hoje!
          Foi muito bom fazer essa vista. Obrigado ao quilombo receber a nossa turma tão bem e por nos dar essa energia que fica animando todo o nosso corpo.
          Amei a Viagem!!!!! S2
                                                                  Eduardo N.C (Dudu) T. 503   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Algumas "regrinhas" básicas para os comentários no Blog:

1. Utilize uma linguagem adequada, pois outras pessoas lerão a sua opinião.
2. Para que seu comentário seja publicado coloque seu nome completo e se for aluno do CSVP coloque também o número da turma.
3. Na opção “Comentar como:” Selecionar o perfil... Nome/URL. Preencha só o campo Nome.

Obrigado!