quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Texto Marina Brandão - Aprendizagens Quilombo São José da Serra

Aprendizagens no Quilombo São José

Ilustração: Bel, Marina, Clara, Miguel Khoury e Vinícius
       O Quilombo São José da Serra era conhecido, antigamente, como um abrigo para os escravizados que fugiam por não aguentar os maus tratos. Hoje, segundo Toninho Canecão (líder do quilombo), o quilombo representa liberdade.
     O quilombo foi formado por um casal que fugiu de uma fazenda e depois de um tempo foi chegando mais gente até formar o Quilombo São José da Serra. Para disfarçar e também escondê-lo, uma fazenda foi construída dentro dele.
      Após a abolição da escravidão a terra não foi considerada dos afrodescendentes e tiveram então que lutar pelos seus direitos. O que mais influenciou os afrodescendentes a lutar pela sua terra foi a ida de pessoas ao quilombo para conhecê-lo, o que lhes fez acreditar que eram importantes.
       Como vários africanos foram trazidos da África de lugares diferentes, as culturas se misturaram formando religiões, danças e costumes diferentes.
O jongo é um exemplo de dança formada por diferentes povos africanos, segundo Toninho canecão sempre tem motivo para dançar o jongo.
A religião mais utilizada no quilombo é a Umbanda. Uma diferença da Umbanda para o Catolicismo é que nela são oferecidos objetos, alimentos e outras coisas aos orixás, “seus deuses.”
     As construções do quilombo são todos feitos com materiais naturais.
     O que mais honra os afrodescendentes do Quilombo São José da Serra são seus antepassados que eram um povo muito forte, capaz de suportar o sofrimento passado.
    Foi uma emoção muito grande chegar no quilombo, pude ver de perto a alegria dos moradores e o modo como eles vivem. No Quilombo São José da Serra, o modo como eles conservam a cultura africana na sua sociedade é incrível. Por causa disso que gostei tanto do quilombo!!!                                             

                       Marina Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Algumas "regrinhas" básicas para os comentários no Blog:

1. Utilize uma linguagem adequada, pois outras pessoas lerão a sua opinião.
2. Para que seu comentário seja publicado coloque seu nome completo e se for aluno do CSVP coloque também o número da turma.
3. Na opção “Comentar como:” Selecionar o perfil... Nome/URL. Preencha só o campo Nome.

Obrigado!